quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Comovente

Saudações, hoje irei contar o que aconteceu a algumas noites atrás...

Era noite e eu assistia propaganda eleitoral, sim, aquela que a maioria das pessoas não pode nem ouvir falar, pois bem, eu assisto. Refletindo durante alguns minutos, parei e perguntei-me: Até quando será esse o modelo da propaganda partidária? Até quando sofreremos bombardeios nas ruas com cartazes, panfletos, adesivos, carros de som, bandeiras? Até quando o horário político na televisão só vai nos mostrar musiquinhas e imagens bonitas? Chorei. Perguntei-me novamente: Por que um partido ganha 5 minutos e o outro 30 segundos para se apresentar? Por que o dinheiro tem tanta influência? Todos deveriam ter igual direito, igual tempo para apresentar suas "propostas".



Eu quero as pessoas tomando consciência da gravidade da situação
Eu quero mais projetos ao invés de ilusão.
Eu quero sinceridade.
Eu quero mudança de verdade.

Isso me faz lembrar de uma música dos titãs chamada Vossa Excelência

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Precisa-se de um herói

Caminhando, caminhando e caminhando. A cada 200 metros encontro um revolucionário. Não é ruim, pelo contrário, é muito bom. O que me faz refletir é que são poucos, muito poucos, quase escondidos, todos envoltos por uma multidão de iguais.

A ditadura da cultura (quando digo cultura, refiro-me aos modelos impostos de moda, de fala, e até de comportamento), praticada principalmente pelos meios de comunicação, cria um exército de alienados. Aqueles que pensam diferente, que tem uma opinião contrária, interesses contrários, são simplesmente esmagados, excluídos. Esse é um fato indiscutível e está presente principalmente no meio dos jovens.

Apresentarei uma saída. Uma saída para aqueles que não se enquadram nos modelos impostos por uma sociedade tão "superficial".

Para mudar esse panorama, é imprescindível uma firme e permanente organização daqueles que pretendem revolucionar. Para resistir é preciso ousar e ultrapassar os muros impostos. Atrevo-me a dizer que a luta isolada não adiantará em absolutamente nada; devo lembrar a importância do movimento estudantil, que exerceu papel de tamanha importância em tempos outros e hoje vai mal das pernas, fraco, desorganizado, esquecido.

A morbidez deve acabar. A inércia deve acabar. A paciência deve acabar. Levante e lute! A crítica vai para aqueles que estão sempre à espera de um herói, alguém que erga uma bandeira e diga: Unir-vos, ó minoria esclarecida. Estabelecer um foco e ter uma liderança é importante, mas não se deve permanecer eternamente à espera de um salvador, aquele que irá salvar a todos do estúpido padrão social que nos cerca.

Ratifico, a mudança vem inicialmente de cada um, para depois se espalhar (organizadamente) e desfazer esse manto de ignorância que muitos teimam em carregar.



Agadecimentos à Adriana Medeiros e Isabela Santos

terça-feira, 3 de agosto de 2010

É chegada a hora.

--------Depois do texto redigido pelo nosso colega Arthur, vem aqui outro texto falando sobre eleições; não sobre os gastos astronômicos dos candidatos, mas sim dessa grande oportunidade que teremos no domingo do mês de outubro que é a de mudar nosso país.
--------Pode parecer clichê, mas nosso voto faz a diferença, basta analisarmos com cuidado os candidatos e suas propostas, ainda mais agora com a nova lei da ficha limpa, que impede que candidatos com problemas na justiça se candidatem. A nossa justiça eleitoral vem se provando eficaz no período eleitoral e nos ajudando a votar com consciência, entretanto, para que ela se torne eficaz também em outros assuntos e que nossa cidade possa realmente ter seus problemas sanados precisamos fazer a nossa parte e votar pensando no que seria melhor pro bem comum.
--------Então, com todas essas facilidades, com tanta experiência errada de anos anteriores, é chegada a hora de mudar o que não se fez eficiente e acompanhar os efeitos das novas escolhas. O futuro do nosso país, do nosso estado e da nossa região, depende agora de você e da soma dos outros votos da população, por isso acompanhe os debates e discuta com as pessoas ao seu redor as propostas de cada candidato.


Danilo Sobral