terça-feira, 15 de junho de 2010

Como diria Raul...

............Pelos quatro cantos do território brasileiro via-se uma cena bastante comum, milhares de brasileiros em suas casas gritando, torcendo, vibrando pela Seleção Brasileira. O país parou. Mas, e a gente com isso, Bial?

............O estardalhaço da mídia é um velho conhecido. Há pouco mais de um mês, os principais meios de vinculação da informação foram dominados por essa "febre" de Copa do Mundo. Jornais, revistas, televisão e internet só falam disso. Será que enquanto escutávamos "Vai Kaká, salva esse país!", a pobreza diminuía? Ou será que a fome deixou de existir? Ou será que as disputas por terras, o preconceitos em suas diversas formas simplesmente sumiram? E ainda mais, a saúde e a educação viraram excelência num piscar de olhos? Eu acho que não. Enquanto Galvão Bueno e sua voz sublime voz locutavam o jogo do Brasil, nenhuma das mazelas do país deixou de existir.

...........Estou cansado de toda essa manipulação, de toda essa afronta à minha criticidade. A invasão de programas alienantes às casas dos brasileiros é constante durante todo o ano. Novelas que não dão oportunidade para questionar o sistema, telejornais influenciados por uma minoria rica, Big Brothers que servem como propaganda, e "Copas do Mundo" que servem para distrair a grande parte da população. A forma com que os brasileiros lidam com o nacionalismo é totalmente superficial. Será possível que 2000 anos depois de roma, políticas de pão e circo ainda funcionam? É duro acreditar.

...........O fato que a mídia domina a mente das pessoas é indiscutível. A sociedade atual merecia ser chamada de Sociedade do torpor, enquanto todos gritávamos gol, a Coreia do Norte, Estado e não seleção, ameça ser o estopim para uma guerra e nas eleições que acontecerão ainda esse ano, correm um dossiê e muitas propagandas partidárias ilegais. E na hora do jogo... foi "O dia em que a Terra parou" como diria Raul, o povo parou, o Brasil parou, menos a interessada mídia e seus donos.

Um comentário: