quinta-feira, 1 de julho de 2010

Cultura, conhecer para escolher.

..........A segregação entre cultura popular, clássica e moderna hoje é evidentemente ligada à condição financeira. A acessibilidade ao que se considera cult é limitada, o que cria barreiras contextuais entre os grupos. O que se vê são pessoas cada vez mais fechadas entre semelhantes, quando se deveria expandir a noção de diversidade cultural de cada um.
..........Nada mais justo à vida do que beber de todas as fontes para incorporar o que faz a sua própria essência. Nada mais injusto que limitar o conhecimento cultural ao indivíduo, ditar o que pode ou não ser acessível à ele, e desta forma moldar sua cultura por imposições de mercado.
..........Quanto mais rico culturalmente, mais universal e compreensivo diante do diferente se pode ser. A maioria das pessoas fundamentalistas têm poder de visão limitado culturalmente, e acaba por agir com falta de respeito ao outro. Aí está a doença do mundo. A falta de percepção que nos impede de compreender o comportamento diferente, nos impede de respeitá-lo.
..........A consequência da monopolização de parte cultural pelo mercado é a padronização de gostos com a cultura de massa. Produtos culturais são pensados industrialmente para atender aos lucros de empresas dominantes. E como a cultura é o que rege o comportamento humano, torna-se a maior arma de direcionamento do modo de pensar e viver no mundo.
...........Por isso é tão importante filtrar o que nos impulsiona a agir como o fazemos. E entender que interesses existem por trás de cada informação que nos é tão acessível e de cada dificuldade imposta ao pensamento livre de suas influências.

Um comentário:

  1. Perfeito. Como já disse uma banda que gosto muito, "Ditadura da televisão, ditando as regras, contaminando a nação!"

    ResponderExcluir