quarta-feira, 7 de julho de 2010

Eleições

...........Falar das eleições de 2010 é falar de velhas raposas e alguns novos (ou não) coelhos que aparecem no cenário político da Bahia. A história é sempre a mesma, "do jeito que está não dá mais", "eu prometo isso" e "eu prometo aquilo", frases que todo cidadão (seja baiano, seja de outros estados) já conhecem. A verdade é que, apesar dos inúmeros debates, comícios, propagandas, críticas e até ofensas dirigidas uns aos outros, o quadro social e econômico baiano permanece inerte.
...........Existe uma distância enorme entre o "prometer" e o "fazer". O que é dito no horário eleitoral (ainda é possível salvar alguns projetos em meio ao "bate boca") não é cumprido pelos candidatos eleitos e a população permanece apática, sem cobrar o que a elas lhe foi prometido. É feito o que se bem entende depois de eleito, enquanto a educação cai aos pedaços e os hospitais gritam socorro, os governantes se transformam depois que estão no poder.
...........Dentre os candidatos está o atual governador Jaques Wagner (PT) que estimou gastar em sua campanha 26 milhões de reais, duas vezes mais que em 2006. Geddel Vieira Lima(PMDB), ex-ministro estimou gastar 30 milhões. O ex-governador Paulo Souto (DEM) declarou ao TRE uma estimativa de 20 milhões. O deputado federal Luís Bassuma estimou em 5 milhões. Os candidatos do PSOL, PCB e PSTU, Marcos Mendes, Sandro Santa Bárbara e Carlos Nascimento declararam 200 mil, 300 mil e 50 mil, respectivamente.
...........De acordo com a Lei do Financiamento dos Partidos Políticos e campanhas eleitorais, resumidamente pode ser feito pela iniciativa privada ou pelo poder público, o primeiro todos nós sabemos onde isso vai parar, financiamento em troca de futuros cargos (corrupção e REDA), e o segundo? de onde você acha que vem esse dinheiro? Do bolso das velhas raposas eu garanto que não sai.
...........Enquanto os partidos menos expressivos lutam para ganhar espaço no cenário político baiano, a briga pela cadeira de governador é decidia entre 3 raposas (muito espertas por sinal), PT, PMDB e DEM. E nós mortais sempre a espera de uma mudança...

2 comentários:

  1. É véi!! E esse cíclo vicioso só pode ser quebrado quando paramos e decidirmos lutar pelos nossos direitos.

    ResponderExcluir
  2. Quando aprendermos a cobrar o que nos seria garantido, talvez, eles se lembrem de cumprir o que não passam de promessas.

    ResponderExcluir