sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A sociedade dos valores mortos

... .....A estrutura social que rege as diretrizes da cultura ocidental atualmente enfrenta valores contraditórios. Enquanto cresce a interdependência de setores de sua composição, exigentes do ideal coletivo, observa-se a tendência do comportamento individualista do ser humano a prevalecer em suas decisões.
..........A corrupção é um clássico exemplo em que o direcionamento das atitudes humanas se rende à fraqueza do benefício próprio. Em suas múltiplas formas de ocorrência, sua raiz está num problema de ordem ética. E é esta mesma a que carece de valores sociais pelos corruptos. A postura eticamente correta é quem mobiliza uma parcela a se indignar por tais atitudes e a lutar para corrigí-las.
..........Correções incomodam, talvez mais que o erro, e este seja assim o motivo da acomodação de uma grande maioria que agindo seria capaz de frear a folga com que corrompe-se a minoria. Não sabe ela, em estado de tamanha fragilidade e desarticulação, de suas possibilidades. Está ocupada demais com problemas do contexto indivdual para tentar compreendê-las.
..........E a compreensão, dor de cabeça dos que a descobrem, é uma percepção que não se esgota. Quando o homem se deixa procurá-la incessantemente, torna-a um fato existencial e não demora a desencadear outro, de mesma ordem, quando cria a necessidade de transformar a realidade compreendida. Eis a sua luta.
..........Homens que se descobrem ávidos por lutar engajam-se em causas nem tão propriamente suas, mas de um grupo que se identifica com a mesma necessidade, que sente o mesmo incômodo, indivíduos que se enxergam como parte de um corpo social, um homem movido pela repulsa à injustiça.
..........A educação dos novos homens tem o dever de preocupar-se com a formação de valores que lhe permitam quebrar a comum indiferença para com a luta alheia, um mal que atinja indiretamente aos que não sofrem a própria ação injusta. Quando os homens forem irmãos na luta, formarão enfim uma sociedade em que todos busquem a evolução dos seus valores, mantendo ativos aqueles essenciais, intrínsecos ao seu próprio conceito, coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário