terça-feira, 7 de setembro de 2010

Uma perigosa inversão histórica

7 de setembro, feriado. Uma folgazinha numa semana de trabalho para alguns, para outros, uma oportunidade para viajar, se divertir, esquecer dos compromissos e relaxar. Cuidado, esse dia foi um marco importante na história do nosso páis. Cheio de glórias, o pomposo Imperador decretou a nossa independência. Será?

Ao longo dos anos, a história do nosso país foi escrita pelas mãos de uns poucos poderosos, uns poucos com interesse em modificar a verdade a seu favor. De uma colonização ao acaso até uma democracia recém nascida, passando por um estupro étnico sofrido pelos índios e escravos, 3 séculos de escravidão “às claras”, e uns resquícios disfarçados, o “entreguismo” econômico durante o século XX, e finalmente, o regime militar. Todos esses acontecimentos históricos foram alterados/modificados com o passar do tempo. Eu prego criticidade.

Novamente, 7 de setembro. Não é um dia qualquer, é um dia de reflexão. Refletir sobre o verdadeiro significado desse dia é necessário. Não houve grito do Ipiranga, não houve independência de fato, houve mais um conchavo da elite, e o nascimento de uma economia já em dívidas. A economia mudou pra pior, mas a política continuou a mesma, e será que hoje podemos nos considerar independentes? Não, dificilmente não. Depois de anos ainda nos segue o ranço da colonização que tanto explorou e tanto usurpou dessa terra.

Portanto, termino essa mensagem dizendo que é preciso revisar os conceitos e perceber que alguns deles podem ter sido influenciados por essa minoria que tenta ao máximo esconder a verdade para o seu privilégio. Viva à um 7 de setembro crítico e consciente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário