sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Voa pra longe..

Uma vez ouvi de um passarinho a notícia de que as árvores estavam deixando a cidade, e ele me pediu para fazer algo, e aqui estou,mesmo não sendo muita coisa, meu caro, fazendo o possível para disseminar esta mensagem.

É triste, numa cidade como Salvador, áreas verdes seculares estão desaparecendo a cada dia que passa e o que fica em seu lugar é um cinza-progresso, um cinza-cimento, um cinza-destruição. O primeiro ponto a ser pensado é na importância que o verde tem em nossas vidas, é ele que areja, dá sombra e que faz chover nas cidades cada vez mais quentes, escaldantes e secas. Realmente, já não é mais empolgante olhar pela janela. O ritmo das construções é tão acelerado e preocupante que há uma grande quantidade de pessoas – centenas, milhares – empilhadas em cubículos (apartamentos), que alguns insistem em chamar de residência.

O segundo ponto a ser pensado são os impactos ambientais gerados pelo desmatamento e pela destruição das áreas verdes dentro das cidades. O pouco que resta da Mata Atlântica – a exemplo de Salvador – hoje é destruído para se levantar mais prédios e mais condomínios de luxo. Os impactos ambientais são graves, desequilíbrio da fauna (animais invadem as áreas residenciais), diminuição na quantidade de chuvas, ilhas de calor (elevação da temperatura em áreas específicas), entre outros.

É de extrema importância estar a par dos danos que sofre hoje o meio ambiente e agir para impedir que outros apareçam e/ou se agravem. Dependemos da natureza e dela temos que cuidar, antes que seja tarde demais.


Para Adriana Medeiros

Um comentário: